quinta-feira, 17 de maio de 2012

*Fauna:
O cerrado apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat.
No ambiente do cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies de animais,vertebrados (mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios) e invertebrados ( insetos, moluscos, etc). Cerca de 161 das 524 espécies de mamíferos (pertencentes a 67 gêneros) estão no cerrado. Apresenta 837 espécies de aves, 150 de anfíbios(das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 40 são endêmicas). Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas.
Devido à ação do homem, o cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá – bandeira, a anta, o lobo guará, o pato mergulhão, o falcão de peito vermelho, o tatu bola, o tatu canastra, o cervo, o cachorro vinagre, a onça pintada, a ariranha e a lontra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário